Timelapse de poluição atmosférica em Pequim é assustadora


Em 20 minutos, o ar tornou-se perigoso

O smog (palavra formada pela junção de “smoke” e “fog”, ou seja, fumo e nevoeiro) é um tipo de poluição do ar derivada da emissão gases industriais que reagem na atmosfera com luz solar para formar poluentes tóxicos aos seres humanos.

Este fenómeno pode ser encontrado em algumas das grandes cidades mundiais, como é o caso de Pequim, como vemos no vídeo. É, portanto, usual ver fotos e vídeos dos cidadãos chineses a usar máscaras.

O vídeo que escolhemos mostra um fenómeno verdadeiramente assustador, uma nuvem de smog a entrar no centro de Pequim e a “inundar” a cidade num espaço de 20 minutos. O ar fica completamente “infetado” por um fumo opaco acastanhado, e potencialmente tóxico para a saúde.

O vídeo foi captado por um cidadão britânico, Chas Pope, na semana passada. O vídeo foi acelerado em forma de “timelapse” e numa questão de 13 segundos podemos ver a nuvem castanha de smog a “inundar” a cidade.

As imagens que ilustram a realidade assustadora da poluição atmosférica na China já chegaram praticamente a um milhão de visualizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*
Website