Rapariga pede dinheiro para maquilhagem e para comida


Experiência social compara diferenças entre uma rapariga com bom aspeto e uma mendiga

Uma experiência social pretendia mostrar a forma como o aspeto pode determinar a visão que os outros têm de nós. Assim, decidiram colocar, em momentos diferentes, a mesma rapariga a pedir dinheiro para maquilhagem na rua e a pedir comida.

Em primeiro lugar, a rapariga aparece bem vestida, maquilhada e penteada com um cartaz a dizer “Preciso de dinheiro para maquilhagem”. Surpreendentemente, várias pessoas vão dar-lhe dinheiro e perguntam pelas suas motivações para estar ali.

A rapariga explica que precisa de dinheiro para comprar maquilhagem porque esta é cara. Ainda assim, são várias as pessoas que lhe entregam dinheiro para a causa, especialmente homens, mas também mulheres.

Por outro lado, de seguida, é colocada a mesma rapariga noutro ponto da cidade a pedir dinheiro para comprar comida. Desta vez, a atriz está mal vestida e desarranjada, e senta-se no chão. Várias pessoas passam pela rapariga e ignoram o seu pedido de ajuda, apesar de lerem o cartaz que explica que o dinheiro é para comida.

Felizmente, algumas pessoas ajudaram e um cidadão que passou pela pedinte voltou um pouco depois com um saco com comida. A rapariga explicou que na verdade não precisa da comida porque estão a filmar uma experiência mas ainda assim o homem pede que ela fique com a comida. Este vídeo mostra como as pessoas muitas vezes estão mais dispostas a ajudar uma pessoa que nem precisa, mas que tem um aspeto mais apelativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*
Website